quinta-feira, 19 de maio de 2011

Devocional 1

Queridos,

    Quero iniciar uma série de devocionais no livro de Provérbios. Não é uma exposição bíblica, mas sim pequenas reflexões práticas em cima deste livro rico em orientações para a vida. E este é um capítulo que fala muito das reações humanas (tolas ou sensatas) às situações da vida.

A devocional de hoje será em cima do v. 1.

   "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (RA); "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira" (NVI); "A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva" (NTLH).

Leia novamente o versículo 1 de Pv 15 (nas 3 versões) antes de prosseguir.

  1.  A primeira coisa da qual ele fala é "resposta". UAU! Esta é uma coisa com a qual toda pessoa tem dificuldade: como reagir. Normalmente nossa reação será motivada pelo nosso senso pessoal de justiça (que, lembrem-se, por causa do pecado não é preciso... é, sim, bastante parcial). Consequentemente, muitas vezes, nossa reação é errada, pois não avaliamos corretamente o que aconteceu. Por vezes, nem terminamos de ouvir o que a pessoa está dizendo (consequentemente não processamos aquilo por completo) e já estamos preparando nossa resposta do tipo "ele vai ver só". Não é assim? Creio ser por isso que Tiago nos alerta a sermos: "Prontos para ouvir e tardios para falar" (1.19). Alguém, certa vez, disse que é por isso que temos 2 ouvidos e apenas UMA boca (pra ouvir pelo menos o dobro do que falamos). Se ouvirmos mais e processarmos mais, certamente falaremos menos.

 2. O adjetivo que qualifica a "resposta" é "branda/calma". Outro desafio! Mas, conforme temos dito, ela será reflexo direto de minha comunhão com Deus. Uma vida sem espaço pra Deus está cheia de outras coisas. Uma vida cheia de Deus tem pouco espaço pra outras coisas. Alguém controlado pelo Espírito reagirá sempre de maneira mais apropriada do que a pessoa que se deixa controlar por qualquer outra coisa (e nisso, creio que os seriados e filmes que estimulam a vingança, a reação, etc. Tem contribuído em muito para desintegração dos relacionamentos.
Infelizmente, nós observamos e copiamos mais esses modelos diabólicos do que o modelo de Cristo - 1 Pe 2.23 [leia esse versículo]).

Esta resposta branda, "desvia o furor". A idéia aqui é de "mudança de direção". Ou seja,
 aquela raiva que foi a nós direcionada pode ser seu curso desviado, dependendo da nossa reação.

"MAS" - observem sempre este tipo de palavra (e em Provérbios ela aparece muito, pois a poesia hebraica é mais preocupada com as idéias do que com a métrica). Ou seja, "Por outro lado", "porém", "entretanto"...

"A palavra" - novamente aquilo que sai e que existe em grande quantidade em nosso coração (conforme disse Jesus em Mt 12.34).

"dura/ríspida" - aquela capaz de ferir de maneira singular uma pessoa. (O cônjuge que sabe que tipo de palavra fere mais o outro cônjuge, os filhos aos pais, os pais aos filhos, entre irmãos, etc.)

Estas palavras "suscitam/despertam a ira" - é triste ver como temos a capacidade de piorar as coisas com nosso falar e que, muitas vezes, optamos por fazer isso conscientemente para "dar o troco" em alguém. Lamentável. E pior, imitamos o mundo com isso e não glorificamos a Deus.


E DAÍ? (parte prática):

NOVAMENTE: diante disso que ouvimos, temos 3 alternativas:
1) negar que esse é um problema meu;
2) fugir do lidar com ele e continuar ferindo as pessoas;
3) lidar biblicamente com isso.

Antes de prosseguir, faça um auto-exame de como tem sido suas palavras. E, se necessário for, peça o perdão necessário a quem você feriu com suas palavras. Não deixe a coisa fermentando em seu coração. Isso certamente:
1) não é bíblico (Ef 4.26) e;
2) não vai ajudar em nada em seu processo de santificação progressiva.

Outra aplicação prática é avaliar o que tem entrado em sua mente. Outra vez, saliento a importância do tempo diário com Deus e, se possível, compartilhando com o cônjuge (ou com os filhos/pais) o que você tem aprendido. Isso criará um "senso de prestação de contas" mútuo que ajudará no crescimento espiritual de ambos. Certo pastor disse numa pregação: "Aquilo que tem dentro do poço é o que vai sair no balde".
ATENTE para o que está entrando em sua mente. Isso certamente é refletido em suas palavras. [“Da boca sai tudo que o coração está transbordante”]

Que todos os dias de nossas possam começar com palavras brandas, fruto de um relacionamento mais próximo com Deus e um desejo sincero de amar a Deus e ao próximo.

                                      Lembrem-se: nós ESCOLHEMOS nossas palavras!

Leitura sugerida: Tiago 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário